sexta-feira, 26 de outubro de 2018

CONTA DE ÁGUA PODE FICAR MAIS BARATA PARA CASAS SEM HIDRÔMETRO


A conta de água pode ficar mais barata para casas que não possuem hidrômetro. Empresas de abastecimento que fazem a cobrança mensal baseadas em uma estimativa de consumo terão que dar desconto proporcional aos dias em que faltar água para o consumidor. Isso, se um projeto de lei (PL 4005/2015) em análise na Câmara for aprovado.
A proposta, já aprovada em três comissões, prevê um desconto na tarifa mínima cobrada pelo serviço de água e esgoto caso haja interrupção do abastecimento. Para cada dia que faltasse água, seria abatido aproximadamente 0,03% da conta. Além disso, a empresa não poderia cobrar pelo serviço enquanto não fosse solucionada a falta de água e lançada, na fatura, o desconto a que o consumidor teria direito.
Segundo o texto aprovado na Comissão de Trabalho, a compensação deve ser dada em casos como racionamento, manutenção da rede ou qualquer outro motivo que não seja culpa do usuário.
Para o relator, deputado Cabo Sabino (Avante-CE), não é justo o consumidor pagar por um serviço que sequer foi utilizado.
"Hoje, é um contrato de adesão que o usuário só tem obrigações, não tem direitos e, muitas das vezes, fica sem serviço. Contudo o valor da conta vem sempre nos valores que a companhia entende. Dessa forma, acredito eu, que vai trazer um benefício muito forte às pessoas, que saberão que vão pagar somente pelo que vão consumir".
Esse desconto, porém, é vedado a casas que possuam hidrômetro para medição do serviço.
Geraldo Tardin, do Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec), avalia como positiva a iniciativa da proposta, mas explica que essa dedução já é um direito do consumidor.
"O consumidor tem o direito, pelo Código de Defesa do Consumidor, lá no artigo 22, de ter que as concessionárias públicas e permissionárias prestem o seu serviço de forma adequada na quantidade e na qualidade proposta no contrato de fornecimento. Ocorrendo a falta de água, não sendo por motivo de terceiros, o consumidor tem o direito do abatimento desse tempo da falta de água compensada na próxima conta."
O projeto que prevê desconto na tarifa de água proporcional aos dias que faltarem abastecimento ainda passa por análise na Comissão de Constituição e Justiça. Se aprovado, segue para o Senado.
Agência Rádio Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do ECI CANAL.