quarta-feira, 8 de agosto de 2018

PIS/PASEP VOLTA A PAGAR OS COTISTAS DE TODAS IDADES

Por Soares Filho


Quem trabalhou com carteira assinada entre 1971 a 1988, já pode receber o pagamento das cotas do PIS/PASEP, a partir do dia 9 de agosto. Estão liberados mais de R$ 35,7 bilhões, de acordo com o rendimento do último exercício anual do Fundo, que ficou em 8,97%. E deve beneficiar mais de 23,8 milhões de pessoas de todas as idades em todo o país. Quem tem direito a cota, deve receber o PIS  na Caixa Econômica, e PASEP no Banco do Brasil,  até 28 de setembro, prazo final  permitido pela legislação.
Após esse prazo o PIS/PASEP  volta a ser pago apenas para os cotistas maiores de 60 anos, aposentados, pessoas em situação de invalidez (inclusive seus dependentes), pessoas acometidas por enfermidades específicas, participantes do Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) e herdeiros de cotistas falecidos.
Quem estiver com o cadastro do Fundo atualizado e possuir conta na Caixa e no Banco do Brasil, deve receber o pagamento via depósito bancário automático, a partir desta quinta-feira (09), podendo levar até uma semana para que todos os depósitos sejam feitos.
Saques nos bancos
O saque nas agências está liberado entre 14 de agosto e 28 de setembro.  Quem trabalhou na iniciativa privada, recebe o PIS na Caixa Econômica Federal e quem trabalhou em órgãos públicos, saca o PASEP no Banco do Brasil, com documento de identificação e o número de registro do PIS/PASEP, consultando na hora o valor a que tem direito. O saldo também pode ser consultado nos sites: www.caixa.gov.br/cotapis www.bb.com.br/pasep.

De acordo com o Ministério do Planejamento, dos  23,8 milhões de cotistas que possuem direito ao benefício, 15 milhões tem menos de 60 anos. Se não receberem os valores das cotas até  29 de setembro, perdem o direito, conforme estabelecido na Lei 13.677/2018.

Com informações da Ascom  Ministério do Planejamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do ECI CANAL.