segunda-feira, 27 de maio de 2019

GRIPE: VACINAÇÃO SERÁ PRORROGADA


A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe teve início no dia 10 de abril. E tinha o  encerramento previsto para 31 de maio.

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
O Ministério da Saúde resolveu adiar o término da campanha. O   anuncio foi feito nesta segunda-feira (27), pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que não informou o novo prazo para o encerramento da campanha de vacinação contra a gripe.
A meta é vacinar cerca de 90% do público-alvo, o que corresponde a  59,4 milhões de pessoas. Mas,  até agora, somente 42,5 milhões de pessoas procuraram se vacinar, o que  corresponde a 71,6% do público-alvo.

Segundo  dados do Ministério da Saúde (MS), os funcionários do sistema prisional registraram a maior cobertura vacinal, com 101,6 mil doses aplicadas, o que representa 89,7% deste público, seguido pelas puérperas (88,6%), indígenas (82,0%), idosos (80,6%) e professores (78,1%). Os grupos que menos se vacinaram foram os profissionais das forças de segurança e salvamento (30%), população privada de liberdade (47,2%), pessoas com comorbidades (63,4%), trabalhadores de saúde (69,9%), gestantes (68,8%) e crianças (67,6%).

Os estados com maior cobertura até o momento são: Amazonas (93,6%), Amapá (85,5%), Espírito Santo (75,3%), Alagoas (73,4%), Rondônia (72,6%) e Pernambuco (72,2%). Já os estados com menor cobertura são: Rio de Janeiro (45,8%) Acre (49,7%), São Paulo (57,0%), Roraima (57,4%) e Pará (59,2%). Em todo o país, a campanha permanece com uma estrutura formada por cerca de 41,8 mil postos de vacinação e com a participação de aproximadamente 196,5 mil pessoas.

O público prioritário escolhido é o que mais corre risco de agravamento das doenças respiratórias causadas pelo vírus da gripe. A escolha está  em acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Que é respaldada por estudos na área epidemiológica e observação do comportamento das infecções respiratórias. 

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receber a vacina, sem a necessidade de prescrição médica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do ECI CANAL.